Em praticamente todas as comunidades, há homens e mulheres que podem e devem ser sócios do Lions local e muitos desses homens e mulheres estariam dispostos a ingressar no movimento leonístico, se soubessem mais a respeito do Lions.
O clube tem a responsabilidade de despertar nesses homens e mulheres o desejo de participarem ativamente do trabalho do Lions da sua comunidade. Para conseguir tal objetivo, é perfeitamente legítimo aproveitar aqueles princípios dignificados e já experimentados da arte de vender que os companheiros estão habituados a empregar nos seus próprios negócios.
Deste modo e usando os princípios da venda, devemos, em primeiro lugar, conhecer o produto. O bom vendedor tem que conhecer bem a sua mercadoria, saber explicar do que se trata, como funciona e para que serve. Estar, em resumo, apto a responder a qualquer pergunta que lhe façam sobre ela.
Infelizmente, quantas vezes perdemos um bom candidato para associado simplesmente porque a explicação sobre Lions foi deficiente ou incompleta, e a pessoa não "sentiu firmeza" na explanação dada pelo companheiro.
O segundo princípio de venda é o estudo do mercado. Um levantamento prévio e criterioso feito em nossa comunidade (parentes, amigos, clientes, fornecedores, profissionais liberais, empresários, funcionários públicos, etc.) pode revelar todas aquelas pessoas que preenchem os requisitos para se tornarem um grande leão. Lembremo-nos que se hoje estamos no movimento leonístico é porque no passado alguém lembrou de nós.
O terceiro princípio é que o produto deve estar em boas condições de venda. Seria, pois, ridículo pensar que um homem de negócio iria investir seu tempo e seu dinheiro para ser membro de um clube leonístico no qual demonstrassem falta de interesse, tivessem má assiduidade, falta de companheirismo e companheiros medíocres, cujos programas fossem mal organizados e que não tivessem objetivos válidos.
O quarto princípio é o Marketing. O companheiro que for "vender" Lions, tem a obrigação de conhecer "a fundo" o seu produto, isto é um marketing interno, o que nos leva às Instruções Leonísticas. O clube deve reunir os companheiros e traçar um plano de marketing externo, a fim de atingir toda a comunidade divulgando os trabalhos realizados pelo clube. O Lions deve "mostrar a sua cara". Como sugestão, pode-se convidar o editor do jornal e/ou revista da sua comunidade para receber uma homenagem do clube. Isto estreitará o relacionamento entre ambos. Para isto temos duas datas: 10 de setembro (Dia da Imprensa) e 23 de janeiro (Dia do Jornalista). Aliás, dia 10 de setembro, a imprensa nacional estará comemorando 200 anos da tiragem do primeiro jornal brasileiro.
EGD CL Paulo Fernando Silvestre,
Assessor de Cultura e Biblioteca Leonística do DLC-2
Associado do Lions de São Paulo - Ipiranga
E-mail: paulo@instrucoesleonisticas.jor.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário