LCI


Lions Clubs International é a maior organização internacional de clubes de serviço do mundo, voltada para serviços humanitários, fundada por Melvin Jones. Seus membros, denominados como "Companheiro Leão" são associados aos Lions Clubes espalhados pelo mundo.
São aproximadamente 1,4 milhão de homens e mulheres realizando exames de vista e de saúde, construindo parques, apoiando hospitais oftalmológicos, concedendo bolsas de estudo, auxiliando jovens, distribuindo cestas básicas, dando apoio a entidades filantrópicas, fornecendo ajuda em momentos de catástrofes e muito mais.
Lions Clubs International foi fundada nos Estados Unidos da América em 1917 por Melvin Jones e se tornou internacional em 1920, quando foi fundado um Lions Club no Canadá.
Atualmente, existem mais de 46.000 Lions Clubs espalhados por 204 países do mundo.
Sob a égide de Lions Clubs Internacional e Lions Clubes locais, são organizados os LEO Clubes: organizações de serviço voltadas à juventude, nos moldes do Leonismo.



Visão da Associação Internacional de Lions Clubes
Ser o líder global em serviços comunitários e humanitários.



Propósitos da Associação Internacional de Lions Clubes
Para atender sua missão, foram definidos os seguintes Propósitos do Lions:
  1. ORGANIZAR, fundar e supervisionar clubes de serviços a serem chamados de Lions Clubes.
  2. COORDENAR as atividades e uniformizar a administração de Lions clubes.
  3. CRIAR e fomentar um espírito de compreensão entre os povos da Terra.
  4. INCENTIVAR os princípios do bom governo e da boa cidadania.
  5. INTERESSAR-SE ativamente, pelo bem-estar cívico, cultural, social e moral da comunidade.
  6. UNIR os clubes pelos laços de amizade, bom companheirismo e compreensão mútua.
  7. PROMOVER um fórum para a livre discussão de todos os assuntos de interesse público, excetuando-se, entretanto, o partidarismo político e o sectarismo religioso, que não serão debatidos pelos associados no clube.
  8. INCENTIVAR as pessoas bem intencionadas a servir a suas comunidades sem benefício financeiro, estimular a eficiência e promover elevados padrões éticos no comércio, na indústria, nas profissões, nos serviços públicos e nos empreendimentos particulares.
Código de Ética dos Leões
O Lions possui um código de ética:
  • DEMONSTRAR fé nos méritos da minha profissão esforçando-me para conseguir honrosa reputação mercê da excelência dos meus serviços.
  • LUTAR pelo êxito e pleitear toda remuneração ou lucro que, eqüitativa e justamente mereça, recusando, porém, aqueles que possam acarretar diminuição de minha dignidade, devido à vantagem injusta ou ação duvidosa.
  • LEMBRAR que, para ser bem sucedido nos negócios ou empreendimentos, não é necessário destruir os dos outros. Ser leal com os clientes e sincero consigo mesmo.
  • DECIDIR contra mim mesmo no caso de dúvida quanto ao direito e a ética de meus atos perante meu próximo.
  • PRATICAR a amizade como um fim e não como um meio. Sustentar que a verdadeira amizade não é o resultado de favores mutuamente prestados, dado que não requer retribuição, pois recebe benefícios com o mesmo espírito desinteressado com que os dá.
  • TER sempre presente meus deveres de cidadão para com a minha localidade, meu Estado e meu País, sendo-lhes constantemente leal em pensamento, palavras e obras, dedicando-lhes, desinteressadamente, meu tempo, meu trabalho e meus recursos.
  • AJUDAR ao próximo, consolando o aflito, fortalecendo o débil e socorrendo o necessitado.
  • SER comedido na crítica e generoso no elogio, construir e não destruir.
Lions Clubes no Mundo
A organização tornou-se internacional em 12 de março de 1920, quando foi fundado o primeiro Lions Clube no Canadá, em Windsor, Ontario. Ao longo dos anos, espalhou-se pelo mundo, tornando-se a maior organização de clubes de serviço do mundo.
Abaixo, a data de fundação do primeiro Lions Clube em alguns países e regiões:
1917 Estados Unidos da América
1920 Canadá
1926 China
1927 México
1927 Cuba
1935 Costa Rica
1947 Austrália
1949 Filipinas
1950 Finlândia
1952 Brasil
1955 Hong Kong
1963 Turquia
2007 Iraque

O Lions no Brasil
No Brasil o Lions está subdividido em quatro Distritos Múltiplos - LA, LB, LC e LD.
Cada um dos Distritos Múltiplos por sua vez está dividido em Distritos.
Abaixo dos Distritos, estão as Regiões Leonísticas e/ou Divisões Leonísticas e, finalmente, os Lions Clubes.
Cada Lions Clube é uma sociedade civil sem fins econômicos, de duração indeterminada, filiada à Associação Internacional de Lions Clubes, conforme estabelecem seus estatutos.