domingo, 28 de setembro de 2008

Entrevista do LC Cabo Frio à mídia da Região dos Lagos

Quinta-feira, a convite do jornalista e comunicador Alessandro Teixeira, da Rádio Ondas FM, o Lions Cabo Frio foi entrevistado, recebendo os mais elogiosos comentários sobre as obras sociais que vem realizando neste Município.

O jornalista muito bem dividiu as tarefas entre os três Leões que compareceram à gravação, entrevistando a CaL Rosinha Menezes que falou sobre o Lions Internacional, seus prêmios e indicações e a ajuda humanitária que vem prestando em diversos países, além de explicar a divisão administrativa do Lions neste nosso Brasil continental.

Em seguida, o Presidente CL Riqueza discorreu sobre o Projeto Visão, uma realidade que vai abranger, segundo cálculos da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, 3.000 crianças com sérios problemas de visão. Uma delas, já atendida pelo nosso parceiro Dr. Alfredo Gonçalves, renomado oftalmologista, está necessitando, com urgência, de cirurgia ocular. Anunciou, na oportunidade, a nova parceria firmada com a Dra. Carmem, da Clínica de Olhos de Cabo Frio.

Por fim, o CL Almir Carmona, assessor da Presidência, falou sobre a campanha do Cartaz da Paz, já em curso em diversas escolas, e sobre o tema deste ano "A PAZ COMEÇA COMIGO " e sobre a motivação que leva o Lions Internacional a promover esta campanha, pois um dos objetivos do movimento leonístico é o de promover a paz mundial, não havendo, então, nada melhor do que começar pelas crianças, futuros administradores deste Planeta. Lembrou, ainda, que o Lions participou da fundação da Faculdade Ferlagos e promoveu a publicidade deste blog e do site do Lions Internacional.

O programa, de grande audiência, foi ao ar neste domingo, dia 28, a partir das 9 horas da manhã e a entrevista teve a duração de sessenta minutos.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

A ÁRVORE GENEROSA - UMA APRENDIZAGEM DO AFETO

"Árvore é sinônimo de vida", com sua sombra aconchegante, seus frutos e flores magníficos, ou com a sua importância fundamental para o progresso através do papel, as árvores estão presentes em nossas vidas desde as lembranças mais remotas de nossas infâncias.
Dos primeiros seres vivos do planeta, as árvores foram resistindo às mais diversas mudanças climáticas, renovando-se, transformando-se para poderem se adaptar a diferentes situações. Entretanto, talvez estejamos vivendo a maior destas transformações ambientais: a que realiza o progresso da civilização humana. E, para continuarmos a progredir em rítmo acelerado, precisamos proteger nossa flora e nossa fauna garantindo a sobrevivência de todos, inclusive a nossa.
Hoje, enxergamos por completo a importância das árvores na composição do meio ambiente e na manutenção da vida nesse planeta: protegendo o solo, nascentes de rios, lagoas e lagos; preservando a vida silvestre, das mais fechadas matas até o cerrado brasileiro; servido de berçário nos diversos quilômetros de mangue do litoral do país, etc.. Além disso, existe todo o aspecto funcional do bom uso das árvores, com a produção de móveis, utensílios domésticos, esculturas, embarcações e etc..
Então, quando se ajuda na derrubada de uma árvore, não estamos desprezando somente a vida de um vegetal; estamos contribuindo com a diminuição da nossa qualidade de vida, que só não será afetada, se colocarmos outra árvore no lugar da que foi derrubada.
O uso comercial da árvore é importante na produção de móveis, portas, pisos, papel, entre outras peças. Mas é importante compreendermos que o manejo desses recursos deve ser controlado, obedecendo leis que garantam a sustentabilidade do meio ambiente.
A árvore pode ser útil para nós, mas também é para toda a cadeia de seres vivos do planeta. Para cada ser, a árvore desempenha um papel fundamental como moradia, geradora de alimento ou até mesmo, como reguladora da temperatura.
A cada um de nós cabe esta função. É como uma casa: todos que moram devem ajudar a preservá-la.
Todo o progresso alcançado até hoje, somente foi possível graças ao uso deste nobre material natural: a árvore; porém, está na hora de recuperarmos o equilíbrio entre a vida e o progresso.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

CARAVANA PARA O FOLAC


EXCURSÃO Á GOIÂNIA PARA O FOLAC Saída: dia 27/1/09, em horário a ser definido; Itinerário: Vitória, V.Velha, Guaraparí, Cachoeiro, Apiacá, Itaperuna, Muriaé e daí direto á Goiânia. (Sujeito a alteração).

Participantes: Para que a viagem se torne viável é necessário que participem um numero de 30 pessoas. Caso contrario o rateio ficaria inviável. Portanto, solicito que os interessados façam logo sua inscrição para atingirmos o mais rápido possível a este número de 30 pessoas.

PRÊÇO: O rateio terá o valor de R$ 660,00 por pessoa, pagos em quatro parcelas de R$ 165,00. (Cheques para 10/10, 10/11, 10/12 e 10/01). Estão incluídos no pacote: 1) Viagem de ônibus; 2) Hotel, três diárias com café da manhã; 3) Um dia em Caldas Novas ou outra atração turística local a ser eleita pelo Grupo.
Prazo para Inscrição: Até dia 17 de Setembro. (Os Hotéis estão ficando, lotados e não prorrogam reservas. existem delegações estrangeiras que estão bloqueando Hotéis inteiros), NO DIA 17/09, O PACOTE SERÁ CONFIRMADO, OU SE NÃO TIVER COMPLETADO O NUMERO DE 30 PESSOAS, SERÁ CANCELADO. (Expira o prazo da reserva hoteleira).
Façam suas inscrições para o e-mail: marlenrosa@terra.com.br ou telefone (27) 3325.6010. Informem o Nome Completo, Numero do CPF e da Carteira de Identidade. (Não mande cheques ainda. Aguardem aviso.)

A quantidade de 30 pessoas é limite exato, pois é o numero de reservas que conseguimos no Hotel. Avise também aos seus Companheiros de Clube.
Obs.: Condições sujeitas a alteração.

Um Grande Abraço, CL Laudir Poltronieri Rosa LC Sao Mateus Cricare Vice-Presidente APlIONS
CL Laudir Poltronieri Rosa / laumar@terra.com.br / LC Sao Mateus Cricare - DLC-11/

sábado, 13 de setembro de 2008

AGENDA DLC-11: VISITA OFICIAL DO GOVERNADOR



VISITA AOS CLUBES

Determinação de Lions Internacional:

“ * O Governador, ou seu representante, deverá fazer uma visita oficial a todos os Clubes do Distrito. Os Clubes podem ser visitados individualmente ou em conjunto a nível de divisão;.
* Deve estar bem informado sobre as principais atividades de cada Clube;
* Lidere, oriente e motive durante as visitas a Clubes;
* Discuta as propostas, seja sobre administração ou atividades;
* Incentive suas metas;
* Incentive o Programa Internacional.”

Ciente da honrosa missão, solicito, aos Presidentes de Divisão e de Clubes, se organizarem, observando:

1. Por seu critério, as reuniões administrativas serão individualizadas, sempre que possível, vez que a pauta pode ser diferenciada, face às dificuldades de cada qual;

2. Ainda a seu critério, a festiva pode ser em conjunto –até por economia- convidando-se representações das Comunidades - futuros associados/as...;

3. Sem desmerecer, considero de grande importância a reunião administrativa, face à oportunidade do debate franco, buscando-se a melhoria de nosso crescimento e serviços. Por tal, bom seria horário e local diferenciados da festiva.

4. O tradicional “mimo” ofertado à Domadora do Governador, é assim sugerido por ALINÉA: seja realizada atividade beneficente para entidade da cidade, com resultado entregue quando da visita. Desta feita, mais uma vez, o governador inova, sugerindo, também ele, um “mimo-desafio”: na oportunidade da festiva, POSSE de CINCO associados/as!!!

Finalmente, a visita há de ser um momento importante para a vida do Clube! Oportunidade para incrementar Associados mais entusiasmados na vivência do Leonismo. Entretanto, não se deve esquecer: não há “estrelismos”! O casal governador estreita os laços de companheirismo, estimulando o Serviço e motivando para o Crescimento. Somos “Amigos e Companheiros” que, como todos, estão comprometidos a servir, desinteressadamente!

* * *

A G E N D A

11. set – 5ª f – Lions Clubes de Vitória (3 clubes), Vila Velha (2 Clubes) e Serra

12. set – 6ª f – Lions Clube Santa Tereza Colibri

OUTUBRO

02. out – 4ª f – LC Araruama e Saquarema
08. out – 4ª f – LC Santo Antonio de Pádua
09. out - 5ª f – LC Miracema
17. out - 6ª f – LC Linhares
18. out – sáb – LC Aracruz (no decurso do CD)
24. out - 6ª f – LC Bom Jardim, Nv.Friburgo, Nv.F.C.Paulino
29. out - 4ª f – LC Guaçui
30. out - 5ª f – LC Cardoso Moreira e Italva

NOVEMBRO

01. nov - sáb - LC S. Pedro da Aldeia
05. nov - 4ª f – LC Campos, Planície, S.Tomé e Tamandaré
06. nov - 5ª f – LC Bom Jesus Itabapoana e Itaperuna
07. nov - 6ª f – LC Guarapari
09. nov - dom. - LC Barra São João e Rio Ostras Costa Azul
13. nov - 5ª f – LC Cach.Itapemirim, Frade/Freira,Rubem Braga
16. nov – dom - LC Itaboraí, Niterói (3 Clubes) e São Gonçalo
21.nov - 6ª f - LC São Mateus
22.nov - sáb - LC Pinheiros
24.nov - 2ª f - LC Nova Venécia
25.nov - 3ª f - LC São Gabriel da Palha
26.nov - 4ª f - LC Mantenópolis
27.nov - 5ª f - LC Barra São Francisco
28.nov - 6ª f - LC Colatina
30. nov - dom– LC Porciúncula

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Boletim "O Leão da Serra", do LC Nova Friburgo

Recebemos o boletim "O Leão da Serra", do Lions Clube Nova Friburgo, com a posse da nova diretoria e as metas do Presidente Nelson Alcides Spitz.

Vale a pena conhecer algumas delas:
A nova diretoria tem propostas arrojadas com uma programação de continuidade para os próximos dirigentes que, juntamente com os atuais, estão engajados na campanha para aperfeiçoamento e complemento desta proposta.
A sede é uma das metas, melhora e obras de benfeitorias com condições de aproveitamento do que já existe.
A limpeza, atualização e plano de conservação do monumento Lions, na praça Marcílio Dias é importante, pois ele firma e marca o que se faz no "SERVIR".
Participação atuante de membros do nosso Lions no Conselho Distrital.
Retorno dos eventos tradicionais e continuação dos que já são realizados.

E o LC Nova Friburgo está com toda garra, cheio de atividades como a 6ª Copa Lions de Futebol, a nova edição do Castor Bike e o Baile do Candelabro. Parabéns do DLC-11 a este pujante Clube.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

LC CABO FRIO : SERVIÇO E CIDADANIA



O Lions Clube Cabo Frio, Divisão E-2, está com três permanentes e exitosas campanhas: a costura de roupas infantis já fechou o número de 250 trajes, a serem doados no Natal; o Projeto Visão, que irá atender a 3.000 crianças das escolas municipais da periferia, com óculos doados pelo Clube, após firmada a parceria com 5 médicos oftalmologistas e uma Fábrica de Óculos do Rio de Janeiro, e o Balé da Comunidade, com 350 crianças de classe média baixa e carentes.

O Projeto Visão entregará, amanhã, os seis primeiros pares de óculos, dos 70 pares doados pela Maçonaria. E o Balé da Comunidade, dirigido pela maître de balé e Companheira Leão Ophelia Curvelo, nos deu a alegria de recebermos três prêmios no Festival Internacional de Dança: Medalha de Ouro, Prêmio Revelação e Medalha de Bronze. Nas fotos, três momentos dos nossos bailarinos premiados, Davi e Caroline (revelação e ouro)e o solo de Gabriela (bronze).













E ontem, dia 08 de setembro, o Clube homenageou a 13 profissionais da imprensa escrita, falada e televionada, pelos 200 anos da imprensa brasileira. Os homenageados receberam um diploma e o troféu Imprensa, em cerimônia leonisticamente protocolar, seguido de um delicioso coquetel, fruto de parcerias firmadas com uma confeitaria e uma adega de vinhos.







Maiores informações e mais fotos em http://lionsclubecabofrio.blogspot.com

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Setembro, mês das Domadoras, estas aguerridas mulheres, cuja luta em prol do movimento leonístico não pode ser esquecida. Em homenagem a estas batalhadoras, a Instrução Leonística escolhida pelo Governador CL Jorge Fortunato.

Ninguém, hoje em dia pode negar o relevante papel que a mulher desempenha nos campos sócio-político-econômico-cultural, e muito menos o Lions não pode ficar alheio ao comportamento da domadora, esposa de um Leão. Em Lions não se despreza a mulher.
É neste sentido que no Lions, homem e mulher têm o seu nível de igualdade em dignidade, embora cada um exerça uma função diferenciada, atingindo, entretanto, a finalidade de complementação. É a diversidade dentro da unidade.
Formamos uma família em que nossos corações vibram em uníssono, quando compartilhamos e nos complementamos no ideal de servir.
Que decepção deve sentir o Leão, quando ao se deparar com o seu ideal de servir, não encontra em sua domadora e companheira, na mulher de sua vida, o mínimo interesse pelo que ele é. Como compartilhar com os outros companheiros, se no aconchego do seu lar ele encontra a mulher que, feita para ele, nega-se a compartilhar do seu ideal.
O Leão tem necessidade da troca de idéias com sua domadora, de suas intuições, sua meiguice, seu senso de melhor detalhar fatos.
Trabalhando paralelamente no movimento leonístico, a domadora compartilha e ao mesmo tempo alcança sua promoção, que consiste em tomar consciência de sua responsabilidade, na melhoria do espaço social e desempenha o papel que lhe cabe.
A domadora deve incentivar seu leão a participar plenamente do movimento leonístico. Deve opinar, acompanhar o desenvolvimento do clube em sua comunidade.
A domadora não deve impor suas idéias, mas discuti-las; deve incentivar seu leão a participar das reuniões, local sadio, onde todos comungam o mesmo ideal, a mesma vontade de servir aos seus semelhantes.
É preciso que a domadora opine, indique rumos, metas, incentive seu companheiro, dando do que tem em seu interior, de sua experiência, expondo sua visão de problemas existentes, de serviços a serem prestados.
Agindo assim, haverá um caminhar juntos: Leão e domadora para o engrandecimentos do movimento leonístico.
A história não mente quando afirma que “atrás de um grande homem existe sempre uma grande mulher” e eu afirmo que a história de Lions não mentirá, se um dia em suas páginas registrar que “ao lado de um grande leão existe sempre uma grande domadora”.
CL Paulo Fernando Silvestre, Instruções Motivacionais.

"Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores." (Cora Coralina, poetisa)

LC Nova Friburgo em ação

O Lions Clube de Nova Friburgo participou, em Bom Jardim, do Primeiro Comitê Assessor, no dia 31 de agosto, com a presença dos clubes da Divisão F-2, sob a presidência da CaL Cecília Barroso.


No dia 05 de setembro, o LC Nova Friburgo prestigiou, com a presença das CCaLL Fátima Fiasca e Rosane, acompanhadas da DM Stella, ao chá beneficente do Lions Clube de Bom Jardim.


E no dia 06 de setembro, Companheiros, Companheiras e Domadoras reuniram-se em torno do EGD CL Yunes, um dos jubas larguíssimas do LC Nova Friburgo e do nosso DLC-11, pelo transcurso de seu aniversário. Parabéns, Companheiro Yunes!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Instrução Leonística: A "VENDA" DE UM CLUBE DE LIONS

Em praticamente todas as comunidades, há homens e mulheres que podem e devem ser sócios do Lions local e muitos desses homens e mulheres estariam dispostos a ingressar no movimento leonístico, se soubessem mais a respeito do Lions.

O clube tem a responsabilidade de despertar nesses homens e mulheres o desejo de participarem ativamente do trabalho do Lions da sua comunidade. Para conseguir tal objetivo, é perfeitamente legítimo aproveitar aqueles princípios dignificados e já experimentados da arte de vender que os companheiros estão habituados a empregar nos seus próprios negócios.

Deste modo e usando os princípios da venda, devemos, em primeiro lugar, conhecer o produto. O bom vendedor tem que conhecer bem a sua mercadoria, saber explicar do que se trata, como funciona e para que serve. Estar, em resumo, apto a responder a qualquer pergunta que lhe façam sobre ela.

Infelizmente, quantas vezes perdemos um bom candidato para associado simplesmente porque a explicação sobre Lions foi deficiente ou incompleta, e a pessoa não "sentiu firmeza" na explanação dada pelo companheiro.

O segundo princípio de venda é o estudo do mercado. Um levantamento prévio e criterioso feito em nossa comunidade (parentes, amigos, clientes, fornecedores, profissionais liberais, empresários, funcionários públicos, etc.) pode revelar todas aquelas pessoas que preenchem os requisitos para se tornarem um grande leão. Lembremo-nos que se hoje estamos no movimento leonístico é porque no passado alguém lembrou de nós.

O terceiro princípio é que o produto deve estar em boas condições de venda. Seria, pois, ridículo pensar que um homem de negócio iria investir seu tempo e seu dinheiro para ser membro de um clube leonístico no qual demonstrassem falta de interesse, tivessem má assiduidade, falta de companheirismo e companheiros medíocres, cujos programas fossem mal organizados e que não tivessem objetivos válidos.

O quarto princípio é o Marketing. O companheiro que for "vender" Lions, tem a obrigação de conhecer "a fundo" o seu produto, isto é um marketing interno, o que nos leva às Instruções Leonísticas. O clube deve reunir os companheiros e traçar um plano de marketing externo, a fim de atingir toda a comunidade divulgando os trabalhos realizados pelo clube. O Lions deve "mostrar a sua cara". Como sugestão, pode-se convidar o editor do jornal e/ou revista da sua comunidade para receber uma homenagem do clube. Isto estreitará o relacionamento entre ambos. Para isto temos duas datas: 10 de setembro (Dia da Imprensa) e 23 de janeiro (Dia do Jornalista). Aliás, dia 10 de setembro, a imprensa nacional estará comemorando 200 anos da tiragem do primeiro jornal brasileiro.

EGD CL Paulo Fernando Silvestre,
Assessor de Cultura e Biblioteca Leonística do DLC-2
Associado do Lions de São Paulo - Ipiranga
E-mail: paulo@instrucoesleonisticas.jor.br