Estimado Dirigente de Clube:
As coisas poderiam ser piores. Esta é uma frase que escutamos constantemente em 2009, quando, todos os dias, as notícias parecem estar cada vez piores durante esta crise econômica. Mas será que esses são realmente os piores tempos econômicos desde os anos 30? Ninguém sabe e, na realidade, será que vale a pena saber?
Durante as minhas viagens mundo afora como presidente internacional, conheci pessoas residindo em pequenas aldeias assoladas por doenças, em países devastados por desastres naturais. Para essas pessoas um par de óculos se torna um luxo inimaginável. Estava em minha cidade natal, Nova York, nos terríveis dias após o 11 de setembro de 2001, juntamente com outros Leões que apoiavam as equipes de resgate e reconstrução no World Trade CenterSim, realmente existem coisas piores do que um fundo de aposentadoria que está encolhendo.
Mas já que a missão dos Leões é servir, não é surpresa sabermos que muitos de nossos vizinhos passam por necessidades e, que em 2009 esse número poderá aumentar significativamente. Esse fato tornar inevitável encararmos muito mais desafios e oportunidades como os heróis de todos os dias de Lions Clubes Internacional. Os Leões nunca vacilam diante de um desafio e tenho absoluta certeza de que nunca vacilarão. Portanto, permita-me falar das oportunidades apresentadas na situação atual.
Apesar das tragédias que ocorrem no mundo, os Leões permanecem otimistas quanto à bondade da natureza humana. Portanto, presumimos que quando a necessidade é premente, um maior número de pessoas se oferecerá para ajudar e, os que já estão ajudando, vão se empenhar ainda mais. Os Lions Clubes oferecem o meio perfeito para as pessoas se energizarem para fazer o bem, sendo que tudo o que temos que fazer é desobstruir o caminho.
Isso pode significar a troca das reuniões do horário de almoço para o horário do jantar, quando um maior número de pessoas poderá comparecer, já que trabalham. Isso pode ser feito através de reunião na casa de determinado sócio para economizar gastos em restaurantes. Pode-se também mudar a estrutura de quotas ou tornar um clube mais simpático para as famílias. Caso essas idéias sejam inviáveis devido ao clube ter uma atitude “a gente nunca fez isto antes” , lembre-se que são mudanças insignificantes, fáceis de controlar. Os sócios atuais – e sócios potenciais – são na realidade nossos clientes, e nada, absolutamente nada deverá impedir que fiquem satisfeitos!
Tais mudanças administrativas, são de fato uma maneira de facilitar a identificação de métodos efetivos de recrutamento e retenção de sócios, e ainda de projetos de serviços relevantes. Lembre-se que relevante e eficaz não é sinônimo de grande e complicado. Muitas vezes as coisas mínimas fazem uma enorme diferença para as pessoas carentes. Famílias com crianças pequenas, por exemplo, precisam de fraldas descartáveis. Alguém que perdeu o emprego poderá estar precisando de transporte para uma entrevista em alguma empresa.
Ser eficaz significa ser criativo. Um cartão de telefone pré-pago poderá significar algo precioso para um pai de família que está procurando por trabalho. Não permita que frases como “nunca fizemos isso antes!” te desanimem.
Ser relevante significa atender às necessidades prementes. Em 2009 um banco de alimentos talvez seja mais importante para a sua comunidade do que a construção de um parque. Sendo Leões do Século XXI, nosso papel é descobrir necessidades e atendê-las.
O Dia Mundial da Posse de Leões, no dia 25 de abril, oferece uma oportunidade ideal de demonstrar o potencial de serviço do seu clube à comunidade. Ao ligar uma atividade de serviço à cerimônia de posse de novos sócios poderá resultar em uma história de apelo interessante que atraia a mídia local. Para receber ajuda em contatar a mídia em sua área, favor acessar o link Guia de Planejamento do Dia Mundial da Posse de Leões para Clubes e Distritos e utilizar o modelo de comunicado à imprensa, adequando-o ao seu clube e comunidade. Peço que participe deste evento em um gesto de solidariedade com os outros Leões do mundo.
Espero que tenha sucesso ao superar os desafios, sempre se aproveitando das oportunidades oferecidas neste ano.
Muito obrigado pela sua colaboração.
Atenciosamente,
Presidente Al
Associação Internacional de Lions Clubes
Nenhum comentário:
Postar um comentário