sábado, 4 de abril de 2009

07 de abril: Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde – OMS, fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúde.

Segundo a OMS, saúde é o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença. Ou seja, uma pessoa saudável não é aquela que não está doente, mas a que tem o corpo e a mente funcionando em harmonia, desempenhando os papéis que cabem a cada um e proporcionando o máximo de bem-estar, disposição e vitalidade.

Saúde pública é mais do que o somatório da saúde das pessoas. É instrumento para o desenvolvimento social e econômico e está intimamente relacionada com a paz, educação, habitação e eqüidade.

O saneamento ambiental tem efeito imediato na redução de enfermidades ao romper o círculo vicioso que se estabelece quando o paciente é medicado e devolvido para o ambiente insalubre. Ao reduzir as filas nos Centros de Saúde, o saneamento ambiental representa importante alívio orçamentário no Setor Saúde, compensando, com folga, os investimentos.

O Lions, ao combater a cegueira reversível e o diabetes, também faz a sua parte em prol da saúde mundial. Em Cabo Frio, instituímos o PROJETO VISÃO, que atua nas escolas municipais, com testes optométricos, consulta médica e doação dos óculos ou encaminhamento para cirurgias. Desde já, agradecemos aos nossos parceiros, Fundação Armando Fajardo e Fábrica de Óculos Miramor (cidade do Rio de Janeiro).

No próximo dia sete, cumprimentamos todos os que trabalham em prol da saúde, de médicos, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas, as empresas de saneamento básico, os serviços municipais de água e esgotos, as empresas de coleta de lixo, os catadores de material reciclável, os professores e consultores, enfim, de todos aqueles que agem diretamente contra a doença até aqueles que, muitas vezes, não têm consciência de que são verdadeiros agentes da saúde pública.

CaL Rosinha Menezes,
fonte: Lions Clube Cabo Frio, Serviço e Cidadania
(www.lionsclubecabofrio.blogspot.com)

Nenhum comentário: