segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O poder da congregação

Para todo esforço é necessário que haja um princípio e o princípio de todo esforço social é o companheirismo. Sem ele chega-se a lugar nenhum. Onde há respeito e amizade entre os homens existe confiança e a certeza de que estamos protegidos e protegendo e é a partir deste sentimento que se constrói algo fundamentado.Companheirismo é diferente de coleguismo. Apesar dos dois terem uma conotação semelhante, um colega é alguém que freqüenta o mesmo lugar, enquanto um companheiro é alguém que divide com o outro, parte de sua vida. De mãos dadas e mente sintonizada nós seguimos em direção à vitória e nela nos exercitamos.


Sem um poder real, bem arquitetado na amizade é impossível que consigamos sucesso em nossa missão. Por isso, companheiros, quando eu falo em companheirismo estou dizendo sobre o estado de disposição interna de servir ao mundo a partir do serviço ao clube, de outra forma vira um trabalho individual, com menos valor.


Menos valor, por que o trabalho individual, apesar de ter o seu mérito deixa de congregar e é na congregação que damos ao mundo a maior lição. A lição da abnegação na fraternidade e no conhecimento de que nós somos todos interdependentes e gregários. Unamo-nos então em torno do companheirismo em um corpo coeso.


- Rick Steindorfer Publicado no Recanto das Letras em 12/10/2009

Código do texto: T1861369

Nenhum comentário: