quarta-feira, 25 de março de 2009

Dia Mundial da Água

Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA).

CaL Rosinha Menezes, Comissão de Comunicação e Informática

domingo, 22 de março de 2009

10ª Convenção: Mensagem do Governador


FAMÍLIA LEONÍSTICA:

Em ABRIL – 24 a 26 – ‘FESTA de LEONISMO’, a nossa X Convenção, em Rio das Ostras!

Comemora-se o sucesso do DLC-11, em mais um ano leonístico, nas aprazíveis dependências do Vilarejo Praia Hotel, totalmente reservado para o nosso lazer.
Todas as atividades serão realizadas naquele confortável espaço físico, evitando-se deslocamentos e perda de precioso tempo.

Os Clubes anfitriões esmeram-se em promover a MELHOR confraternização e aguardam a MAIOR Delegação de cada Clube. Afinal, festa se faz com Amigos e para Amigos...!

Acessem o site do Distrito, em “convenção”. A inscrição, a programação e as informações estão ali disponibilizadas.
Apressem-se em suas reservas: valorosos Companheiros/as, Domadoras, Filhotes, Leos, Castores e Convidados!
Deseja-se participação expressiva e merecida no coroamento de todo um trabalho realizado.
Relembre-se nosso Patrono - inesquecível Wilson Paes: “Erguí e sustentei meu teto, contra o vento, a chuva, o desamor... Ajudei tornar feliz quem procurava ser...”

A par da intensa confraternização, serão realizadas as eleições, a instrução leonística com a dinâmica do crescimento e a capacitação de dirigentes, no constante despertar de lideranças.

Enfim, Leonismo cívico e prazeroso: um auspicioso tempo de congraçamento!

Carinho de Fortunato e Alinéa.

sexta-feira, 6 de março de 2009

3° Comitê Assessor, Divisão F-1


Com a presença de representantes do Lions Clubes Itaboraí, Vital Brazil e São Gonçalo, realizou-se no dia 14 de de fevereiro o 3º Comitê Assessor da Divisão F1 em cuja Presidência está a CªL Gilda Maria Antunes de Almeida, do LC Itaboraí (clube anfitrião).

O evento realizou-se nas dependências da Associação da Maior Idade - Rua João Caetano, 71 - centro de Itaboraí.

O tema principal abordado foi "Interessar-se ativamente pelo bem estar cívico, cultural, social e moral da comunidade" - um dos propósitos básicos de Lions Clube Internacional.

O trabalho foi desenvolvido com exemplos de atividades que os clubes poderiam planejar e executar, enfatizando-se a colaboração da comunidade - a comunidade não pode só ser servida; ela também tem que servir.

Durante o Comitê, os participantes colaboraram na elaboração de como "Planejar uma atividade comunitária", funcionando como "atores sociais" do processo criativo.

Destacou-se também o diferencial que o Lions pode ter sua resposnsabilidade comunitária e não, apenas, com promoção meramente filantrópica. Temos que intervir na sociedade, interagir e buscar resultados sem no entanto deixar de limitar nossas ações , confundindo-as com as de caráter governamental. O Governo e o Lions podem e devem ser parceiros, respeitando-se, assim, o âmbito de atuação de cada um.

Foi um evento com ótima participação dos presentes que acolheram ao convite da Divisão F1, reafirmando, dessa forma, que a presença é fundamental para o estreitamento de nosso companheirismo e dinamização de nossas atividades. Se o cidadão não pode omitir-se, um leão também não deve negar-se a seu compromisso de servir.

Na foto, dirigentes e associados dos clubes da Divisão F1: LC Itaboraí, LC Niterói-Vital Brazil, LC São Gonçalo.

CªL Gilda Maria Antunes de Almeida, President da Divisão F-1

MENSAGEM DO GOVERNADOR

Estimados/as Presidentes "ÁGUIAS"

Ao início do honroso mandato, enviei mensagem de compromisso, onde se ressaltava que" juntos, estamos vivendo o nosso ano leonístico de liderança! Servir como Presidente...Servir como Governador! LEÕES SERVIDORES, podemos e devemos buscar o crescimento...dar oportunidade a que outros usufruam do privilégio e da honra de ser Leão...Colocar o nosso talento em benefício de nossas comunidades...Um compromisso de imensa valia. Haveremos de compartilhar um ano venturoso de reconhecimento, de premiação. Afinal, somos líderes...criativos e servidores! "

Hoje, iniciamos o intenso trabalho do encerramento do ano leonístico, relacionando os mais importantes ítens a serem cumpridos:

1. relação completa e atualizada de Associados/as;
2. informes para Lions Internacional e Distrito, rigorosamente em dia;
3. igualar a quantidade de Associados/as (internacional e distrito);
4. pagamento da semestralidade (internacional e distrital - cópia dos comprovantes para Tesoureiro e Sede);
5. mimo do governador: posse de CINCO Associados/as;
6. igualdade no mapa do Distrito - fundação de Clubes: tradicionais, Leos, universitários, familiares, de senhoras, de profissionais, enfim...
7. CRIAÇÃO do Distrito LEO: reativação de Clubes (3) e fundação de três;
8- antecipação do PU-101 - envio p/ Internacional e Distrito;
9- CONVENÇÃO Distrital - Rio das Ostras - sua Delegações e reservas de hospedagem!
10- PREMIAÇÃO: Os Concursos Internacional e Distrital para os Clubes e Dirigentes.

O Clube ATIVO com Dirigentes Líderes enaltece o serviço leonístico, capacitando-se e atualizando-se, constantemente.

Conto com vocês, pois já contam comigo! Abraço fraterno do Fortunato